As
comunicações são como uma rua de duas mãos,e a tarefa de comunicar-se não
está concluída até que haja compreensão, aceitação e ação resultante.
Temos
plena necessidade de tanto verificar a receptividade de uma instrução escrita
como a de examinar o entendimento de instruções verbais.
Bases da comunicação.
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As recompensas das boas comunicações são grandes,
mas difíceis são os meios de se obtê-las, para isto sempre esteja atento às
bases para a boa comunicação, para que ocorra comunicação entre duas pessoas
(transmissor/receptor) é vital que se observem as seguintes regras:
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Saber Ouvir - Demonstre estar apto a
ouvir informações mesmo que desagradáveis e críticas.
Examine
o ponto criticado - Seja humilde e examine o
ponto criticado para dar crédito às boas ideias e ao trabalho sincero.
Evite
termos técnicos - Não use gírias e evite termos técnicos que
podem atrapalhar na comunicação, se for imprescindível o seu uso,
explique qual o significado dos termos usados.
Esclareça
suas ideias - Esclareça suas ideias antes de
transmiti-las, faça com que elas sejam precisas.
Expresse
o seu interesse - Entre freqüentemente em contato com as
pessoas e escute.
Ações
X Informações - Demonstre que ações são tomadas baseadas
em informação, caso contrário o pessoal pensará que não valeu a pena o
tempo e o esforço despendidos para manter o fluxo de comunicação.
Suas
ações apoiam o que você diz? - Suas ações refletem o
que você pensa e diz para os outros.
Procure
ser objetivo-
Seja objetivo, não faça rodeios, mesmo que a mensagem seja o que as
pessoas não gostariam de ouvir.
Que
mensagem quero transmitir? - Trace qual é o objetivo
da mensagem, o que você deseja que os receptores da mensagem absorvam.
A
quem vou me dirigir? - Antes de transmitir alguma informação,
procure conhecer qual vai ser o público. A quem você quer afetar e qual
é o momento adequado.
Consulte
outras pessoas-
Consulte outras pessoas para planejar as comunicações.
Como
transmitir? - Como você deve transmitir a sua mensagem,
esteja atento a sua tonalidade de voz.
Verifique
se foi entendido- Sempre verifique se você foi entendido,
faça perguntas, pergunte o que foi entendido e não se a pessoa entendeu.
Suas ações - Esteja certo de suas
ações apoiam aquilo que você diz, lembre que ações falam mais alto do
que palavras.
Entendimento - Procure não só ser
compreendido como compreender, seja um bom ouvinte.
Compartilhe - Compartilhe tanta
informação quanto for possível, isto trará ganhos para todos os
envolvidos.
"FEEDBACK" - O retorno de informações
é importante para manter seus parceiros atualizados nos processos e
atividades de interesse comum.
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