segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O que é comunicação?

As comunicações são o centro gravitacional de todas as atividades humanas. Um grande número de problemas pode ser ligado à falta de comunicação - saber qual é o problema já é ter meia solução.
COMUNICACÃO é troca de ENTENDIMENTO, e ninguém entende ninguém sem considerar além das palavras, as emoções e a situação em que fazemos a tentativa de tornar comuns conhecimentos, ideias, instruções ou qualquer outra mensagem, seja ela verbal, escrita ou corporal.

Qual é o caminho para as comunicações?




As comunicações são como uma rua de duas mãos,e a tarefa de comunicar-se não está concluída até que haja compreensão, aceitação e ação resultante.
 
Temos plena necessidade de tanto verificar a receptividade de uma instrução escrita como a de examinar o entendimento de instruções verbais.
Bases da comunicação.

As recompensas das boas comunicações são grandes, mas difíceis são os meios de se obtê-las, para isto sempre esteja atento às bases para a boa comunicação, para que ocorra comunicação entre duas pessoas (transmissor/receptor) é vital que se observem as seguintes regras: 
 
Saber Ouvir - Demonstre estar apto a ouvir informações mesmo que desagradáveis e críticas.
 
Examine o ponto criticado - Seja humilde e examine o ponto criticado para dar crédito às boas ideias e ao trabalho sincero. 
 
Evite termos técnicos - Não use gírias e evite termos técnicos que podem atrapalhar na comunicação, se for imprescindível o seu uso, explique qual o significado dos termos usados. 
 
Esclareça suas ideias - Esclareça suas ideias antes de transmiti-las, faça com que elas sejam precisas. 
 
Expresse o seu interesse - Entre freqüentemente em contato com as pessoas e escute. 
 
Ações X Informações - Demonstre que ações são tomadas baseadas em informação, caso contrário o pessoal pensará que não valeu a pena o tempo e o esforço despendidos para manter o fluxo de comunicação.
 
Suas ações apoiam o que você diz? - Suas ações refletem o que você pensa e diz para os outros.
 
Procure ser objetivo- Seja objetivo, não faça rodeios, mesmo que a mensagem seja o que as pessoas não gostariam de ouvir.

Que mensagem  quero transmitir? - Trace qual é o objetivo da mensagem, o que você deseja que os receptores da mensagem absorvam.
 
A quem vou me dirigir? - Antes de transmitir alguma informação, procure conhecer qual vai ser o público. A quem você quer afetar e qual é o momento adequado.
 
Consulte outras pessoas- Consulte outras pessoas para planejar as comunicações.
 
Como transmitir? - Como você deve transmitir a sua mensagem, esteja atento a sua tonalidade de voz.
 
Verifique se foi entendido- Sempre verifique se você foi entendido, faça perguntas, pergunte o que foi entendido e não se a pessoa entendeu.
 
Suas ações - Esteja certo de suas ações apoiam aquilo que você diz, lembre que ações falam mais alto do que palavras.
 
Entendimento - Procure não só ser compreendido como compreender, seja um bom ouvinte.
 
Compartilhe - Compartilhe tanta informação quanto for possível, isto trará ganhos para todos os envolvidos.
 
"FEEDBACK" - O retorno de informações é importante para manter seus parceiros atualizados nos processos e atividades de interesse comum.
 
        
 


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