quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Resenha - O pianista.

O livro relata as memórias vividas pelo pianista durante a ocupação dos alemães em seu país a Polônia  O relato meio que, do ponto de vista do autor, da a impressão de ser "frio" distante e você não percebe que ele está realmente sofrendo os horrores da guerra, claro as descrições e as condições em que o pianista vive e vivencia são funestos, mas é o jeito de como ele descreve isso, é muito "natural", como se fosse um evento corriqueiro.
O Pianista é uma história real. São as memórias de Wladislaw Szpilman (1911-2000), escritas logo após o final da Segunda Grande Guerra, em 1945.

Nessas memórias, ainda frescas, Szpilman conta como foi passar pela invasão da Alemanha na Polônia de 1939/1945 e sobreviver ao horror do Holocausto.

Em suas páginas encontraremos seus esconderijos, sua incerteza, a perda de sua família, a fome, a perda de suas esperanças e a teimosia do destino em deixá-lo sobreviver em pleno Gueto do Varsóvia.

É o relato pungente de alguém que tinha como profissão a arte, de alguém que foi condenado à ruína apenas por ter nascido judeu e que somente não morreu por, contra todas as probabilidades, não ter chegado a sua hora.

Publicado pela primeira vez na Polônia com o título Śmierć Miasta (Morte de uma Cidade), o livro de Szpilman foi rapidamente censurado pelos comunistas da época, em razão de seu conteúdo sobre os horrores da Guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário